Estruturação e Gestão de Processos Organizacionais
Como otimizar processos para agregar valor ao cliente e melhorar o desempenho da sua empresa
Conjunto de atividades interdependentes e estruturadas em cadeia com o objetivo de produzir um serviço ou produto que agregue valor ao cliente. Essa é a definição básica de processo. No entanto, é importante destacar alguns conceitos fundamentais sobre processos:
- Todo processo deve agregar valor, seja diretamente para o cliente ou para outro processo dentro da organização.
- Todo processo organizacional possui uma entrada (input) e pelo menos uma saída (output).
- Os processos organizacionais transformam insumos (como conhecimento e matérias-primas) em resultados, que podem ser produtos ou serviços.
Processos Primários
São as atividades essenciais que a empresa precisa executar para entregar valor ao cliente, seja por meio da produção de produtos ou da prestação de serviços. Por serem o "carro-chefe" da organização, os processos primários demandam atenção e suporte de outros processos para garantir uma experiência satisfatória ao cliente.
Processos de Suporte
Esses processos auxiliam na execução dos processos primários, otimizando a capacidade da organização. Eles são diretamente relacionados à entrega de valor ao cliente, atuando de maneira complementar aos processos primários. Exemplos de processos de suporte incluem gestão de estoques, gestão de TI e gestão de recursos humanos.
Processos Gerenciais
Embora não agreguem valor diretamente ao cliente, os processos gerenciais controlam, medem e monitoram o desempenho dos outros processos. Eles garantem que todas as atividades da organização alcancem os objetivos definidos pelos indicadores de desempenho, permitindo que os processos sejam continuamente melhorados e otimizados. Exemplos de processos gerenciais incluem: Gestão estratégica, Gestão de performance e Governança corporativa.
Como Organizar os Processos
Cadeia de Valor:
A cadeia de valor é o conjunto de processos que direciona as ações da organização para gerar valor ao cliente. O primeiro passo é identificar os processos primários, de suporte e gerenciais. A empresa pode ter múltiplas formas de gerar valor ao cliente, e a cadeia de valor oferece uma visão ampla de todos os processos envolvidos.
Definição de Processos:
Uma vez identificados, os processos devem ser organizados de forma integrada, eliminando barreiras entre setores. Isso cria uma linha contínua de processos e subprocessos, resultando em uma visão mais holística da organização e melhorando o desempenho dos departamentos.
Roadmap:
Desenvolva um cronograma de transformação e otimização dos processos, com prazos de curto e médio prazo. Um Roadmap bem estruturado facilita o acompanhamento do progresso e garante que as metas de melhoria sejam alcançadas de forma eficiente.
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