Repasse de custos e despesas - A estratégia financeira das grandes filiais
Um dos maiores desafios para empresas com filiais está no controle de despesas e custos, enquanto uma unidade possui despesas altas, outra possui custos com manutenção com certa frequência. A descentralização dos processos, acaba colocando a empresa frente a grandes riscos, levando ao fechamento de unidades e prejuízos em muitos casos.
Visando minimizar todos esses possíveis problemas, uma nova estratégia financeira ganhou espaço nos setores administrativos das empresas, o repasse de custos e despesas é utilizado por diversas marcas e tem como objetivo centralizar todas as ações Esse modelo de gestão financeira divide-se em dois processos, sendo um voltado para as despesas e outro para os custos.
O repasse das despesas se centraliza em uma matriz, tornando ela responsável pelas obrigações da marca enquanto as filiais dividem o restante dos deveres. Essa estratégia pode ser vista facilmente no dia a dia quando as filiais compartilham um mesmo setor, isso acontece porque algumas unidades têm menos demanda e para manter a produtividade alta com menos gastos, a equipe é compartilhada e a folha de pagamento é de responsabilidade das unidades usuárias.
Já o repasse de custos não envolve a marca com um todo, esse processo serve para dividir entre as unidades gastos como manutenção de maquinário, compra de matéria-prima, entre outros custos diretos e indiretos. Nesse caso em específico, ocorre o remanejamento de certos produtos que devido a baixa demanda ficam parados em algumas unidades, dessa forma evitam-se perdas e consequentemente desperdícios.
Os repasses entre unidades pode ser feito das mais diversas formas, entre eles estão o rateio por faturamento, por custos direto, por custos indiretos e por atividade. Cada um deles possui sua própria especificidade e se encaixa na realidade das marcas, mas uma coisa que todos têm em comum é a estratégia com foco na melhoria e crescimento.
Esse tipo de repasse precisa ser feito e pensado de forma estratégica, visando minimizar gastos e despesas desnecessárias dentro da empresa. Por isso, um sistema de gestão administrativa que centralize todas as operações é extremamente necessário e o Business One possui todas essas vantagens.
A solução Business One com expertise Many, centraliza todas as filiais em um mesmo sistema de gestão. Simplificando todos processos administrativos/financeiros da sua empresa, minimizando o risco de perdas e aumentando as taxas de crescimento, lucros e sucesso. Quer saber como nossa solução pode te auxiliar no cotidiano do seu negócio.