Skip to content

Dia Internacional da Mulher: Elas ganham cada vez mais espaço no mercado

manyminds_dia-da-mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março. Aliás, dia este que deve ser muito bem comemorado. Os desafios da mulher no mercado de trabalho têm um grande histórico de lutas, talvez uma das mais desafiadoras do sexo feminino até mesmo nos dias atuais. Conciliar melhor a jornada de trabalho com os filhos, cuidar da casa e demais afazeres são alguns fatores que vem determinando para que as mulheres troquem as empresas por empreendimentos próprios.

O Brasil ocupa hoje o sétimo lugar com o maior número de mulheres que começam um negócio, segundo levantamento da Global Enterpreneurship Monitor (GEM) com 49 países. São 24 milhões de brasileiras com negócios próprios. Na frente estão lugares como Madagascar, Panamá e Indonésia.

A pesquisa, feita com base em dados de 2018, revela que as empreendedoras brasileiras estudam 16% a mais do que os homens – 9,9 anos, contra 8,5 deles. Mesmo assim, o rendimento médio mensal é 22% menor para elas.

Há de fato uma mudança significativa social e cultural nesse mercado. O empreendedorismo traz um protagonismo onde a mulher não fica refém ao ser comparada com o homem na empresa. Ainda há muitos casos de empresas que não remuneram as mulheres da mesma forma que os homens. E quando ela parte para o empreendedorismo, se torna dona do seu próprio negócio, sem barreiras para o desenvolvimento profissional.

Apesar do crescente número de mulheres que conquistaram espaço no mundo do empreendedorismo, elas ainda precisam enfrentar muitos desafios para chegar ao topo. Mas isso não é motivo para desistir do sonho de ser dona de seu próprio negócio. Parabéns a você mulher, seja empreendedora, funcionária ou dona de casa. A sua força faz a diferença no mundo.

ManyMinds® Soluções e Software

Rua Gustavo Maciel, Jardim Nasralla 22-040, 8° andar, Bauru | SP

comercial@manyminds.com.br

(14) 3245-9777

ManyMinds® - Todos os direitos reservados - 2020