Skip to content

Saiba porque investir em um software de gestão empresarial em seu negócio

desafios-food

Porque investir em um software de gestão empresarial no segmento food & service? Esta é a pergunta de muitos empresários quando o lucro do estabelecimento está equilibrado. Porém, somente o dinheiro “sobrando” em caixa não garante a estabilidade do seu negócio. Separamos alguns dos desafios encontrados pelos proprietários de bares e restaurantes e ligado a isso, o porquê investir nesta tecnologia.



Compras e Estoque
O lucro do seu negócio está diretamente relacionado ao CMV (Custo da Mercadoria Vendida). Muitas vezes, os preços dos cardápios estão bem dimensionados, atendem ao público e são competitivos, mas não há uma gestão de compras eficiente e o detalhamento do CMV. Segundo Modesto Sarto, CEO da ManyMinds, “Um caso comum é quando o cliente chega para almoçar ou jantar em um restaurante, e na hora da escolha falta algum produto, isso mostra que a administração do estoque não está indo bem”. Tal situação faz com que a rentabilidade do seu estabelecimento vá embora. Possuir uma equipe de compras capacitada e eficaz também é outro grande desafio. Sendo assim, controlar o estoque e manter a qualidade dos produtos, trabalhando com os melhores fornecedores, garante que a experiência final do cliente seja positiva.



Unidades de medida
A conversão da unidade de medida no estoque é outro fator crítico no segmento, uma vez que não existem padrões definidos entre os fornecedores, ou seja, eles podem fornecer produtos em quilos, gramas, pacotes variados, entre outros. Quando não se faz gestão das unidades de medidas, o resultado são CMVs irreais. O estoque fica incontrolável. Erros acabam sendo cometidos com a falta ou compra excessiva de produtos. “O estoque precisa estar real, para que não falte nada na mesa do cliente”, destaca Modesto.



Gestão de produção
Outro departamento que trás desafios ao empreendedor é a produção. Seja ele na cozinha central ou no próprio estabelecimento. É comum a falta de uma ficha técnica que detalha o uso das matérias-primas e apontam onde há deficiência operacional. Muitas vezes a falta desses controles resulta em enormes perdas o que acaba causando grandes prejuízos. Segundo Modesto, “Há muito desperdício e variação de estoque, a gestão em si é importante para garantir bons índices financeiros”, finaliza.

ManyMinds® Soluções e Software

Rua Gustavo Maciel, Jardim Nasralla 22-040, 8° andar, Bauru | SP

comercial@manyminds.com.br

(14) 3245-9777

ManyMinds® - Todos os direitos reservados - 2020