Skip to content

Como manter a saúde mental em tempos de coronavírus

manyminds_saude-mental

Como manter a saúde mental em tempos de coronavírus?

Diante deste cenário atual, estamos nos deparando com situações que nunca enfrentamos. Porém, o isolamento social não deve ser encarado de forma pesada. Devemos passar por esse momento de forma leve, buscando minimizar os efeitos da nova rotina que se estabelece mundialmente no contexto da pandemia do novo coronavírus. Por isso, separamos algumas orientações importantes de acordo com os especialistas.


EVITE AS FAKENEWS E O BOMBARDEIO DE INFORMAÇÕES
A internet, as redes sociais e os grupos de WhatsApp estão lotados de informações sobre o novo coronavírus e, infelizmente, há muita informação falsa percorrendo. O excesso de conteúdo pode ocasionar um estado mental de constante alerta, criando pensamentos repetitivos e prejudicando o relaxamento e a capacidade de discernimento. Por isso, evite o excesso, consulte sempre as fontes oficiais e assista ou leia o jornal uma vez ao dia.


EVITE O VITIMISMO
O momento atual de isolamento é necessário para um bem maior: o cuidado com a saúde de todos para conter a propagação do novo coronavírus. Portanto, evite pensamentos vitimistas. Estar isolado não é ruim e muito menos punitivo. Lembre-se que se trata de uma situação temporária em prol de uma causa justa.


EVITE SENTIR-SE SÓ
Neste momento, é essencial utilizar diversos recursos a fim de não se sentir só. Utilize a tecnologia como um aliado. Ligue para os amigos e familiares, faça videoconferências, mande mensagens. Ninguém está só! Jogar, ler, praticar atividades físicas, dançar, assistir filmes e séries, também são essenciais neste momento.


EVITE SER PESSIMISTA
O pessimismo impede a percepção de novos cenários, o que impede de buscar ou enxergar soluções. É preciso se permitir a pensar de forma diferente para aliviar o sentimento ruim causado pelo momento atual. Tenha fé, leia livros de autoajuda e busque outras perspectivas.


EVITE SE SENTIR OCIOSO
Não é porque você está em casa que não pode fazer nada. Isso pode causar desânimo! Aproveite os recursos disponibilizados gratuitamente para praticar atividades físicas. Aprenda novas receitas de culinária, leia um novo livro, assista a filmes, documentários e séries. Aprenda uma nova língua on-line, faxine a casa, organize o ambiente, livre-se do que não usa mais, recicle. Faça de tudo para se manter ativo.


EVITE A DESORGANIZAÇÃO DO SEU TEMPO
Gerenciar seu tempo pode parecer confuso nesta mudança. Porém, fazer home Office não é um bicho de sete cabeças. Organize seu dia: acorde cedo, tome o seu café, faça alguma atividade matinal e conecte se com o seu trabalho. Pare para almoçar, depois foque em sua entrega, tire um tempo para o café da tarde e curta o fim do expediente (com horas de sobra) para realizar outras atividades em seu tempo livre. Se organize da melhor forma possível.


EVITE O INDIVIDUALISMO
Milhares de brasileiros estão pensando em como superar diversas questões financeiras, trabalhistas, de cuidado com os idosos e crianças em casa, entre outros. Por isso, a empatia nesses tempos difíceis é fundamental. Ajudar,
cooperar e cuidar do próximo deve ser o foco agora. Aproveite este momento para refletir e cuidar de si também. Dialogue e colabore!

ManyMinds® Soluções e Software

Rua Gustavo Maciel, Jardim Nasralla 22-040, 8° andar, Bauru | SP

comercial@manyminds.com.br

(14) 3245-9777

ManyMinds® - Todos os direitos reservados - 2020