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Coronavírus: Como driblar os efeitos da pandemia no seu negócio

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Junto com as preocupações com a saúde, a pandemia do novo coronavírus trouxe um momento de grande incerteza para os negócios. Os bares e restaurantes fecharam suas portas e o faturamento do mercado despencou e, com o período de interrupção das atividades, os prejuízos também já são sentidos no restante dos estoques. Boa parte das empresas do setor está apostando no delivery, programa de entregas a domicílio, para manter os empregos e atender às medidas estaduais. Muitos proprietários também estão apostando ainda mais no marketing digital, para manter a fidelização com os clientes. Diversificar as formas de vender é a saída neste momento. Mas na prática, como fazer isso?


Fidelize os clientes: O foco do momento são os clientes atuais. Se manter próximo dos clientes, conversar, enviar mensagens de positivismo, parceria, superação é o que se deve fazer nesta fase. Mostrar o que está sendo feito de diferente para manter ou melhorar seu atendimento também é essencial, além de fazer algo a mais a eles, de forma criativa, para que sintam seu empenho em ajudar. Transmitir prosperidade e empatia é ainda mais importante em um momento em que todos estão aflitos e tensos em relação ao futuro.


Reinvente seu negócio: Pensar em novos modelos de negócio é a melhor estratégia do momento. Cada empresário deve olhar para seu negócio e pensar em maneiras de fazer diferente. Criar novos produtos ou serviços, pensando que as pessoas vão ficar muito mais tempo em casa.


Controle seus gastos: O primeiro passo é utilizar os recursos financeiros de maneira inteligente. Estabelecer uma prioridade de gastos e deixar o que é desnecessário para depois. É preciso ter em mente que, com menos pessoas circulando, as vendas e o faturamento vão fatalmente cair. Por isso, gastar somente o necessário e procurar conhecer e aderir aos planos de facilitação anunciados pelo governo.


Não tire proveito da situação: A última coisa que deveria passar pela cabeça do empresário é se aproveitar da situação para lucrar mais. Ser honesto com seus clientes e não aumentar os preços por conta da alta demanda é o mais justo a fazer. Seja parceiro, os clientes vão se lembrar disso quando tudo passar.


Tome decisões rápidas: Não espere para ver. O momento mostra como o planejamento é fundamental. Convocar reuniões de emergência com toda a equipe e desenvolver um plano de ação de emergência para os próximos três meses, é a prioridade. Confie no seu plano, mas não fique preso a ele. Se necessário, faça alterações no decorrer da jornada.


Diversas crises já aconteceram em nosso país e em toda história da humanidade. Essa é mais um dentre elas e, vai passar. Seja persistente e positivo! Aproveite o tempo para aprender mais. Mantenha a calma e não tenha medo. Com planejamento e tomando atitudes certas, tudo irá se ajeitar.

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