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Como dormir melhor em tempos de pandemia

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Sabemos que a melhor maneira de nos proteger do novo coronavírus é o isolamento social, além dos cuidados de higiene das mãos e o uso de máscara. Porém, manter a saúde em dia também é essencial, e isso inclui a qualidade do sono, uma vez que dormir bem ajuda a manter imunidade alta. No entanto, a ansiedade, o pânico e a depressão associados à pandemia podem acarretar em um número crescente de pessoas com dificuldades para dormir. Confira cinco atitudes que você pode tomar para dormir bem durante a pandemia:

1. Evite o celular antes de dormir
Os aparelhos eletrônicos emitem níveis mais altos da luz azul responsável por diminuir a produção noturna de melatonina, hormônio que induz o sono. Se você estiver usando o smartphone, tablet ou computador ative o modo noturno do aparelho. Isso diminuirá a luz que afeta negativamente os ciclos de sono.

2. Obtenha luz natural - especialmente de manhã.
A luz azul que interrompe o sono à noite tem o efeito oposto pela manhã. Isso porquea maioria das luzes artificiais não são fortes o suficiente para ter um efeito positivo.Por isso, faça uma caminhada matinal ou uma corrida, mantendo o distanciamentosocial. Se você estiver trabalhando em casa, posicione sua mesa de frente para a janelapara a entrada de luz solar.

3. Limite sua exposição diária de notícias
Em tempos de pandemia, é essencial se manter informado sobre as recomendações desaúde contra o coronavírus. Mas assistir ou ler em excesso sobre a pandemia acabaaumentando o risco de desenvolver transtorno de ansiedade. Encontre o ponto ideal:mantenha-se informado sem se tornar um viciado em televisão ou ansioso.

4. Mantenha uma rotina adequada para dormir e acordar
Com muitos profissionais trabalhando em home office, ter uma rotina adequada éessencial para a qualidade do sono. Uma das maneiras mais simples e fáceis de ajudara manter o seu ciclo de sono e vigilância em dia é definir uma hora de dormir e acordarcom a qual você pode aderir todos os dias.

5. Pratique exercícios físicos em casa
O que você faz com o seu corpo durante o dia é extremamente importante para umaboa noite de sono. Estar fisicamente cansado no final do dia aumenta a probabilidadede um sono fácil e reparador. Embora fazer tarefas domésticas durante o dia queimealgumas calorias, os exercícios físicos podem realmente melhorar o seu sono.

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