São quase 3 anos desde o início da pandemia do coronavírus e desde então o setor hoteleiro passou por muitos momentos de instabilidade, mas com o retorno de grandes eventos pesquisas apontam que o setor hoteleiro voltará a normalidade podendo atingir a taxa de ocupação de 70%. Mas para atingir essa meta é preciso se atualizar e estar por dentro de todas as tendências e novidades do mercado e pensando nisso nós separamos algumas das melhores trends especialmente para você!
Recentemente a Inteligência Artificial virou assunto na mídia, o lançamento do Chat GPT que é capaz de desenvolver textos sobre muitos assuntos como um ser humano faria, mas de forma rápida e prática.
Grandes setores são cobrados de certa forma para se adequarem às novas tecnologias, já que o principal intuito delas é trazer praticidade, com isso o ramo hoteleiro precisa se atentar e não ficar para trás. Por esse motivo uma das tendências para o ano de 2023 é investir no digital, seja nos sistemas de check-in móvel, chaves com fácil desbloqueio, atendimento virtual e muitos outros quesitos que podem ser otimizados.
Uma nova prática tem ganhado força no mercado e promete ser tendência entre os empresários e trabalhadores que possuem uma agenda cheia de viagens a negócios, ela é chamada de Bleisure um termo inglês que une as palavras business e leisure, ou seja negócios e lazer.
Em outras palavras, trata-se de adicionar alguns dias extras durante as viagens de trabalho para aproveitar e explorar o destino. A Bleisure tem ganhado força por equilibrar as demandas do trabalho com bem-estar, sendo assim uma maneira de desacelerar e manter a mente equilibrada em meio ao caos das reuniões e encontros empresariais.
Algumas empresas e organizações têm incentivado a prática entre seus colaboradores, reconhecendo que o bem-estar do mesmo gera satisfação e produtividade, dessa forma as instituições criam pequenas programações e opções de passeios para que eles conheçam as cidades e relaxem.
Para os profissionais do ramo hoteleiro uma boa opção é investir em locais para reuniões e encontros dentro do próprios hotéis, pacotes de viagem com valores menores para corporativas e oferecer opções de lazer e relax no próprio hotel.
As pautas ambientais são frequentemente citadas e os consumidores buscam cada vez mais produtos e meios mais sustentáveis, não à toa o mercado vegano e pet friendly tem se tornado cada vez mais comum e presente no cotidiano. Mas não só o setor de produção foi atingido por essa onda, prestadores de serviços como hotéis e resorts têm sido cada vez mais cobrados.
Para atrair cada mais clientes, muitos hotéis têm investido na preservação e reflorestamento de áreas verdes proporcionando assim uma proximidade com a natureza, substituição de produtos de origem animal por veganos, aderindo ao cardápio vegetariano e vegano e oferecendo passeios como trilhas e piqueniques.
Muitos ensinamentos foram deixados no mundo pós pandemia, um deles sem dúvidas é aproveitar as companhias e lugares, afinal foram quase 2 anos sem sair de casa. Uma das apostas para 2023 são as viagens mais longas de pelo menos uma semana, dessa forma é possível relaxar e ainda conhecer o local escolhido.
É preciso se preparar para as grandes estadias, por isso uma dica é organizar bem as temporadas, oferecer quartos aconchegantes que atendam as necessidades dos hóspedes, restaurantes com variedade no cardápio, opções de lazer no próprio hotel e claro um ótimo serviço, afinal serão alguns dias convivendo e um cliente bem tratado sempre retorna.
"Para ter uma gestão eficiente e ágil de acordo com a dinâmica do dia a dia, foi necessário buscarmos uma solução robusta e íntegra.” Gerente - Hotéis Porto Sol
Se você leu até aqui, conta pra gente qual é sua tendência preferida? E você que é da área, já aderiu a alguma delas? Lembrando sempre que o SAP Business One + Manyminds tem a solução ideal para o segmento hoteleiro, além do gerenciamento de estoque o B1Hotel possui integração direta com PMS.
Agende uma demonstração e conheça mais sobre o sistema e quanto ele pode alavancar seu negócio.